Graduação x Certificação

Gustavo Kalau
3 min readDec 7, 2021

De vez em quando o tema certificação na área de TI fica polêmico, alguns tentam vender essa conquista como algo que irá mudar sua vida e que de repente, você irá ganhar o salário que sempre sonhou, isso tudo sem fazer faculdade nenhuma!

Primeiro ponto: Faça alguma graduação, copiando aqui o trecho do livro: Esse livro não vai te deixar rico do Startup da Real — “É preciso tentar eliminar todos os riscos. Fazer um curso superior garante o mínimo de aprofundamento, contato com pessoas interessantes e uma profissão. Um diploma não fará mal.”

Um exemplo meu: Eu nunca teria começado a lecionar se não fosse a minha graduação e especialização, não só pelos diplomas, fui indicado para uma vaga de professor pelo meu orientador de TCC, mesmo sem procurar por esse cargo, um coordenador de curso pediu algumas referências e ele simplesmente indicou meu nome, sem nem mesmo me avisar.

Segundo ponto: Certificação XYZ irá te fazer ganhar X mil reais e te abrirá as portas para o mundo!

Bom, calma aí, isso não é mentira, mas também não é a regra.

A grande maioria dos profissionais certificados ganham um salário razoável, mas isso não é só pela certificação.

Normalmente um profissional desse tem a capacidade de estudar e aprender sobre assuntos específicos de forma mais estruturada, pois o hábito adquirido ao estudar para exames de certificação fizeram com que sua curva de aprendizado tenha sido reduzida, normalmente ele sabe onde encontrar as informações, onde e como praticar e como sedimentar seu conhecimento.

A certificação por si só NÃO GARANTE NADA pra ninguém, não adianta falar que é certificado mega blaster se na hora da entrevista não souber resolver o teste proposto ou se no dia-a-dia do trabalho não entrega e nem resolve nada.

Vários profissionais são excelentes no que fazem sem nunca terem feito uma certificação.

Alguns pontos sobre certificação:

  • Não existe certificação que irá te garantir emprego;
  • Não existe uma tabela de salário por certificação;
  • Não existe um valor mínimo que um profissional com certificação X deve ganhar;
  • Você não será valorizado imediatamente após tirar a certificação X;

Se não garante nada, pra que tirar um troço desse?

  • Se propor a estudar para um exame de certificação te dará um objetivo, uma meta para seguir e alcançar em prazo relativamente curto;
  • Você pode estudar por conta própria;
  • As certificações te mantém atualizado com o mercado;
  • Satisfação pessoal, obter uma certificação difícil pode aumentar a sua confiança e te ajudar a seguir em frente;
  • Se destacar para ser chamado em entrevistas: pode acontecer que, para simplificar o processo de seleção os gestores de tecnologia peçam que o candidato tenha certificação X (ou conhecimento equivalente), assim o tempo no recrutamento é reduzido já que os profissionais já estão sendo filtrados na própria convocação.

Resumindo:

Certificação é legal e acho que vale a pena, mas não se iluda achando que sua vida irá mudar de uma hora pra outra, esse é um jogo de longo prazo!

--

--

Gustavo Kalau

Professor e Network Engineer, criador do canal Gustavo Kalau e do treinamento Risco Zero, CCIE R&S e apaixonado por redes de computadores.